(teste de franqueabilidade)
(Projeto arquitetônico em 3D)
Circular de Oferta de Franquia,
pré-contratos, etc.
Identificar a situação financeira atual da empresa através de diagnósticos e atuando em pontos de melhoria com implementação de controles e procedimentos gerenciais que assegure o equilíbrio financeiro da empresa, maximizando seus resultados e sua rentabilidade e proporcionando qualidade de informação para tomada de decisões de forma estratégica.
ETAPAS
• Diagnóstico financeiro empresarial;
• Definição de políticas de preços através de cálculos para a formação do preço de venda;
• Planejamento e estabelecimento de metas econômicas e financeiras (Planejamento Orçamentário);
• Definição e implantação de sistema de controle (fluxo de caixa);
• Cálculo do giro de caixa (caixa mínimo operacional);
• Levantamento e adequação dos custos empresariais (custos variáveis/ fixos x sistemas de custeio);
• Cálculo dos Índices de liquidez, endividamento, rentabilidade e eficiência operacional;
• Análise do ponto de equilíbrio (Ponto de equilíbrio econômico e de caixa);
• Implantação do DRE (Demonstrativo de Resultados) gerencial;
• Análise da Necessidade de Capital de Giro;
• Elaboração e análise de projetos de investimento.
Técnicas utilizadas para determinação do valor de uma empresa para atender necessidades, como: fusões, aquisições, reestruturação societária, vendas de cotas e também, utilizado como indicador que mede a capacidade de geração de valor para os acionistas.
ETAPA 1 – Levantamento de dados
ETAPA 2 – Análise econômico-financeira da empresa
Análise da estrutura e operação;
Análise das demonstrações financeiras (balanços, demonstrativo de resultados, etc).
ETAPA 3 – Definição de premissas para projeção
Levantamento dos riscos (ameaças, concorrência, impedimentos);
Identificação das oportunidades de negócios;
Entendimento do mercado (tendências);
Definição das taxas de risco e custos de oportunidades;
Cálculo do indicador que define a volatilidade do negócio no mercado;
Projeção do fluxo de caixa.
ETAPA 4 – Cálculo do valor da empresa
Promover melhorias na realização das atividades, sequência de tarefas e na cadeia de valor agregado ao produto e/ou serviço final, verificando a necessidade de aprimorar os fluxos de trabalho das empresas, de forma a maximizar a produtividade, melhorar a qualidade e padronizar a sua execução, através de:
ETAPAS
• Documentação do processo (fluxo de trabalho) atual;
• Identificação dos processos que podem ser eliminados;
• Identificação de melhorias necessárias ao processo;
• Definição de melhorias a serem aplicadas ao processo;
• Documentação do processo revisado;
• Implantação e padronização do processo aprovado;
Preparar diretores, gestores e equipe para estabelecer parâmetros para direcionamento dos objetivos empresariais através do controle das atividades e utilização de ferramentas gerenciais capaz de dar subsídios para as tomadas de decisões antecipando-se às mudanças mercadológicas.
ETAPAS:
• Elaborar a missão, visão e valores da empresa (análise da cultura empresarial);
• Analisar as oportunidades e ameaças gerais do ambiente de negócios (análise de mercado – externa);
• Identificar as forças e fraquezas da organização como um todo (análise interna);
• Identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas atuais, em conjunto (análise da conjuntura);
• Fixar metas de acordo com a conjuntura e a cultura empresarial (objetivos);
• Definir o planejamento estratégico com prazos para cumprir as metas (plano de execução);
• Acompanhar os números do negócio e aprimorá-lo (resultados).\\
Auxiliar e direcionar o empreendedor à testar e validar a viabilidade de sua ideia de negócios utilizando as ferramentas específicas, como: Business Model Canvas ou Plano de Negócios (Business Plan).
BUSINESS MODEL CANVAS
É uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.
ETAPAS:
• Desenvolver um mapa dos principais itens que constituem sua ideia de negócio;
• Identificar os pontos chaves do negócios (proposta de valor; estratégia de produto/serviço, distribuição, custos, relacionamento com clientes, recursos-chave, atividades-chaves e fontes de receitas, estrutura de custos);
• Identificar os possíveis ajustes a serem feitos em relação a ideia de negócios;
• Identificar as forças, franquezas, oportunidades e ameaças do negócio;
PLANO DE NEGÓCIOS (BUSINESS PLAN)
Através dessa ferramenta, empreendedores podem entender de forma mais detalhada sua ideia de negócio permitindo estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do projeto pretendido e minimizando riscos já identificados.
ETAPAS:
• Análise de Mercado;
• Mercado Consumidor x Concorrente;
• Marketing e Vendas;
• Estrutura e Operação;
• Análise Estratégica (SWOT);
• Análise Econômica e Financeira.